A necrose por coagulação é caracterizada pela manutenção da arquitetura celular por algumas horas ou dias, com o citoplasma eosinofílico e homogêneo devido à coagulação das proteínas. Os núcleos ficam picnóticos e processos de cariólise e cariorrexe também são observados.
Displasia: crescimento celular desordenado e alterações anormais na diferenciação, podendo ser precursora de condições malignas.
d) Adenocarcinoma.
Degeneração Gordurosa / Esteatose / Lipidose: caracteriza-se pelo acúmulo de lipídeos dentro das células, o que pode comprometer sua função.
Causas: a doença pode ocorrer em associação com condições subjacentes, como obesidade, pancreatite, diabetes e colangiohepatite, ou pode ser idiopática (sem causa aparente).
Exemplo: gatos com lipidose hepática (LH) frequentemente apresentam um histórico de longo período de inapetência, o que pode predispor ao acúmulo de lipídeos no fígado.
Autócrinos: atuam na própria célula que os secreta, regulando seu crescimento ou função. Exemplo: TGF-ß (fator de crescimento transformador beta).
Parácrinos: agem em células vizinhas, modulando a proliferação celular local. Exemplo: PDGF (fator de crescimento derivado de plaquetas).
Endócrinos: transportados pelo sangue, atuam em células distantes. Exemplo: GH (hormônio do crescimento).
Características da hiperemia • Tecidos com coloração avermelhada (eritema) devido ao maior volume sanguíneo. • Ingurgitamento causado pela dilatação dos vasos arteriais.
Relação com a inflamação • Resposta fisiológica ao processo inflamatório. • Aumento do fluxo sanguíneo para a área afetada.
É caracterizada
...
Ih, você chegou ao limite máximo de visualizações.
Faça seu login ou Inscreva-se na Academia Vet. É rápido e fácil:. É rápido e fácil: